level

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Soja


Durante as últimas décadas, evidências científicas vêm demonstrando que as isoflavonas podem trazer benefícios no controle de doenças crônicas tais como câncer, diabetes mellitus, osteoporose e doenças cardiovasculares. Estes compostos estão amplamente distribuídos no reino vegetal e concentrações relativamente maiores são encontradas nas leguminosas, em particular, soja. Além da sua atividade anti-estrogênica, possuem diversas propriedades biológicas que podem afetar muitos processos bioquímicos e fisiológicos. As evidências de que as isoflavonas protegem contra várias doenças crônicas são baseadas em estudos experimentais e epidemiológicos. Em humanos, estudos epidemiológicos mostram uma maior incidência de alguns tipos de câncer (mama, próstata e cólon) e doenças cardiovasculares nas populações ocidentais expostas a limitadas quantidades de isoflavonas de soja na dieta. Evidência adicional para proteção contra o câncer e doenças cardíacas tem sido verificada em vários modelos experimentais com animais. As isoflavonas podem também prevenir a perda óssea pós-menopausa e a osteoporose.
Efeitos da genisteína na regulação da secreção do hormônio insulina (que transfere o açúcar da corrente sanguinea para a célula) também têm sido demonstrados.
Os mecanismos pelos quais as isoflavonas podem exercer estes efeitos parecem depender, em parte, das suas propriedades agonistas-antagonistas dos estrógenos. Outros mecanismos hipotéticos poderiam derivar de outras propriedades bioquímicas, tais como inibição atividade enzimática e efeito antioxidante.

Referência: ESTEVES, Elizabeth Adriana and MONTEIRO, Josefina Bressan Resende. Efeitos benéficos das isoflavonas de soja em doencas crônicas. Revista de Nutrição.Vol.14, n.1, pp. 43-52, 2001


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Veja post interessante

6

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"